Categorias
Artigo

Maio amarelo: conscientização dentro e fora da Energy Systen

Nossa empresa apoia e contribui para promoção de ações que auxiliem na redução dos acidentes de trânsito, em virtude do Movimento Maio Amarelo e da importância de preservar a vida 

Cerca de 32 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito apenas no ano de 2019, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Comparado a outros países, o Brasil é o terceiro que mais mata pessoas no trânsito. Com objetivo de mudar essa realidade, em 2014, foi criado o Movimento Maio Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro. 

Em 2021, a campanha tem como tema: “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. Entre as ações que serão realizadas em todo o país estão o incentivo ao uso das passarelas e faixas de pedestres e alerta aos condutores sobre os cuidados e a responsabilidade com os mais vulneráveis no trânsito, como pedestres, motocicletas e ciclistas. 

Nesse viés, a Energy Systen integra o conjunto de empresas e instituições públicas e privadas que apoiam e promovem a conscientização de um trânsito mais seguro. Atualmente, existe um padrão de trabalho em relação aos colaboradores que prestam serviço como motoristas. Dentro do protocolo estão os seguintes itens:

1 – Somente pessoas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e treinadas com curso de direção defensiva podem conduzir os veículos;

2 – São liberadas chaves de identificação individual para cada condutor devidamente habilitado;

3 – Toda a frota possui rastreamento e desbloqueio liberado pela chave de identificação individual;

4 – Criação do setor de monitoria veicular para avaliação das condutas dos motoristas identificadas por meio de câmeras instaladas na filmagem do trajeto.

Segundo o gestor do departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Welton Galiza, a notoriedade e relevância do Movimento Maio Amarelo aumenta ainda mais a necessidade de conscientização dentro e fora da empresa. “É nosso dever contribuir com a campanha, reforçando a conduta preventiva dos acidentes de trânsito”, afirma.

Campanha

Maio foi escolhido como mês do Movimento em virtude do decreto, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, como uma referência mundial para o balanço de ações a ser realizado em todo o mundo. Já a cor amarela foi escolhida para sinalizar “atenção” nos semáforos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *